Como desbloquear o bootloader do Motorola Moto E

Devido ao seu baixo preço e ótimo desempenho, muitos entusiastas do Android devem ter voltado os olhares para o novo Motorola Moto E com a intensão de testar ROMs personalizadas. No entanto, para que o dispositivo sirva para esse processo é necessário desbloquear o bootloader, algo que já pode ser realizado graças à inclusão do dispositivo no programa específico da Motorola.

As variantes do Moto E para os Estados Unidos, Canadá, Europa e América Latina foram adicionados ao programa de desbloqueio do bootloader, então tudo o que o usuário precisa fazer é seguir as instruções oferecidas pela Motorola para executar o processo corretamente. Assim, será possível usar o smartphone para testar ROMs como CyanogenMod 11, AOKP, e outras.

Abaixo estão os passos que você deve seguir para desbloquear o Motorola Moto E:

1.
 Registrar-se na página da Motorola. Você pode fazê-lo de diferentes maneiras, tanto através do Google+ como via conta do e-mail. Os passos são bem simples e você pode encontrá-los clicando aqui.

2. Instalar o Android SDK com os drivers USB da Motorola. Como seria de esperar, é bastante simples. O primeiro pode ser baixado aqui totalmente atualizado e desenvolvido especialmente para o seu sistema operacional, enquanto os drivers serão encontrados aqui.

3. Reiniciar o Moto E em modo fastboot e abrir um terminal de comandos. Assim, será possível controlar o smartphone a partir do computador. Para tanto, basta desligar o Moto E e pressionar o botão de “energia” com o de “volume para baixo” simultaneamente. Depois, abra um Terminal de comandos (Mac) ou Promt de comandos (Windows), acesse a pasta “fastboot” em Android SDK Tools (local escolhido para a instalação).

4. Obter o ID do dispositivo. Também muito fácil. Basta digitar “fastboot oem get_unlock_data”.

4(a). Reconhecendo o ID do dispositivo. No Windows aparecem cinco linhas com a palavra bootloader na frente, enquanto no Mac aparecerá a palavra INFO em cada uma das linhas. Copie o código sem quaisquer espaços entre as linhas, como uma única linha, sem as palavras bootloader ou INFO.

5. Verificando a disponibilidade do desbloqueio. Copie o código e cole-o na caixa do processo no site da Motorola, clicando no botão azul e vá para a próxima etapa.

6. Aceite o contrato legal e solicite a chave de desbloqueio. Aparecerá um botão “Request Unlock Key”, após o clique será exibido o precioso código.

7. Volte ao terminal de comandos no PC, digite “fastboot oem unlock <código adquirido na etapa anterior>”, e espere até que o Motorola Moto E seja reiniciado.

Após estes passos, e se tudo estiver correto, você terá o bootloader do Moto E totalmente desbloqueado para começar a instalar ROMs e aplicar o modo root. 

Nenhum comentário